No dia 14 de novembro o DCE – UFU “Atitude – O impossível é dever de todos”, em conjunto com diversos estudantes realizou um ato contra a implementação do REUNI.
Este ato aconteceu no Campus Pontal, uma expansão da Universidade Federal de Uberlândia realizada em 2006, que simboliza a precariedade na qual se encontra a Universidade Pública. Aproximadamente 60 estudantes participaram do ato, um número considerável levando-se em consideração a quantidade reduzida de estudantes neste campus e a grande apatia que o DCE tem encontrado no meio estudantil.
O ato teve inicio as 10 horas no interior do campus, sendo que os estudantes marcharam até a sede administrativa da UFU(FACIP), que fica próxima ao campus. Lá chegando os estudantes ocuparam a FACIP e apresentaram sua pauta de reivindicações aos responsáveis pela negociação.
Sendo a pauta:
.NÃO AO REUNI NA UFU;
.Implementação do Restaurante Universitário, Moradia Estudantil e Centro de convivência no plano diretor do Campus Pontal;
.Garantia de quando as obras para ampliação da biblioteca começarão e data da entrega garantida dos livros no campus pontal (todos os que já foram solicitados e adquiridos),
.Xerox a 0,07 centavos para os estudantes, não á exploração dos 0,10 centavos!!!!
.Regulamentação e pagamento retroativo das bolsas moradia e alimentação e ampliação das mesmas;
.Inclusão do campus pontal no estatuto e regimento geral da UFU;
.Espaço para promoção de atividades estudantis;
Após diversas negociações, foram atendidos alguns pontos, assim os estudantes presentes decidiram em assembléia manter a FACIP ocupada até que a reitoria se disponobilize para debater todos os pontos da revindicação. Os técnicos administrativos presentes se recusavam a sair, sendo que o prefeito de campus solicitou a presença da segurança privada do prédio. Após intensas negociações com a segurança publica da UFU, todos se retiraram do prédio sendo assim acionada a policia militar que lavrou um B.O. Assim, nós estudantes da UFU e componentes do DCE, informamos que em mais uma universidade se constrói a brava resistência ao REUNI e a todas as sórdidas formas de sucateamento.
Pedimos que as entidades elaborem moções de apoio.
Mandem por e-mail para ocupacaoufu@ ahoo.com. br.
À luta!!!
DCE UFU gestão 2007 Atitude:O impossível é dever de todos.
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Chamar isso de "estudante" é muito abuso...
Ocupar todos os espaços, que já deveriam ser por natureza integralmente de nosso povo.
Ocupar todas as brechas onde havendo possibilidades a repressão possa estar.
Ocupar todos os cantos possíveis e a um só canto construir um sistema digno onde o capital já não tenha significado algum.
Ocupar sempre e em todos os tempos possíveis, porque desocupados são os que representam a burguesia e estes não reconhecem o sentido de povo e teimam ocupar o lado errado sempre.
Que a universidade se faça popular, porque apenas a seu povo é que deve servir!
Caros e Caras Colegas.
Fico muito contente com o ato realizado por nós estudantes, realmente é muito importante marcarmos posição e avançar nesta constante guerra de posições que é a universidade pública brasileira. Ocupar e conquistar, esse é o lema que está motivando os companheiros que continuaram a ocupação deflagrada no dia 14 de novembro.
Não ao Reuni, não a essa reforma intolerável, não ao sucateamento do ensino público.
Somente pessoas que acreditam e gostam do prazer de estudar defendem com todas as forças a NOSSA universidade. E que a NOSSA universidade possa ser de TODOS os membros desta nação, porém com a qualidade necessária para se formar um indivíduo crítico e com uma formação de consciencia humanistica, que possa servir a todos como uma forma de emancipação social.
Abraços e saudações.
Raphael Machado
Ciências Sociais UFU
Postar um comentário