sexta-feira, 16 de novembro de 2007

3º dia de ocupação na UFU – Campus Pontal

Há quase um ano o campus da UFU foi inaugurado na cidade de Ituiutaba para suprir a carência da cidade em relação a um ensino superior público, gratuito e de qualidade. Porem, nos últimos anos, graças ao insuficiente investimento em educação por parte do governo federal, todos os processos de expansão realizados deixaram graves lacunas que impedem uma formação adequada dos estudantes.
As expansões realizadas têm se baseado pela superexploração do trabalho docente, pelo corte de alguns direitos garantidos constitucionalmente e pela superficialização da educação superior, cada vez mais focada no mercado de trabalho e, não, na necessidade de uma formação qualificada, universal e humana, capaz de pensar nos verdadeiros problemas sociais.
Com este pressuposto, estudantes da UFU se engajam numa perspectiva de resistência à esta lógica colocada afim de demonstrar para toda a sociedade que, de forma organizada, é possível, sim!, combater tudo o que não for de interesse popular.
No dia 13 de novembro, estudantes das universidades federais do país inteiro deram demonstração da força da organização estudantil ocupando reitorias e fazendo manifestações contra um decreto, o REUNI (Plano de Apoio a Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais), que, autoritariamente, impõe critérios desastrosos para que a Universidade se expanda. Entre esses critérios estão a quase duplicação de vagas sem contratação de professores, obrigatoriedade de 90% de aprovação (tal como o governo faz no ensino médio, através da aprovação automática), criação de cursos de formação genérica com 2 anos de duração para que os pobres pensem que estão saindo com um diploma de educação superior, etc. E a verba que a Universidade receberia, que são 20% a mais no orçamento, viriam, em sua maior parte, no próximo governo, caso o MEC tenha dinheiro.
Nós estudantes da UFU compreendemos que é legítima toda e qualquer forma de manifestação que tenha com objetivo a defesa da Universidade e a inversão dessas metas. Por esta razão, decidimos unir estudantes de Uberlândia em Ituiutaba para não permitir a aprovação deste decreto na UFU e reivindicar garantia da concepção e da estrutura que uma Universidade Federal deve ter. Por esta razão, ocupamos em Uberlândia com, aproximadamente, 300 pessoas, no dia 13 de novembro, o setor de matrículas e o setor responsável pelo vestibular na UFU para chamar a atenção de toda a comunidade para as transformações pelas quais a Universidade está passando. Já no dia 14 de novembro, os estudantes ocuparam a sede administrativa da UFU em Ituiutaba. Esta última vem para, alem de denunciar o REUNI, acabar com o descaso irresponsável pelo qual o campus passa desde sua inauguração, fruto da ânsia em maquiar as estatísticas de acesso à universidade.
Estamos em nosso 3º dia de ocupação, o movimento continua repercutindo e crescendo a cada dia. Continuaremos aguardando um novo contato com a administração superior da UFU para que possamos contemplar todas as nossas pautas.

5 comentários:

Daniel Dias disse...

Espero que possamos tirar o máximo proveito dessa ocupação, divulgando, protestando e negociando.
É um prazer estar na luta com vocês, meu compas!

Unknown disse...

� isso ai galera for�a mesmooo.....e vamos vencer essa batalha.....!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Vamos a luta!
como diz o velho ditado a união faz a força! tenho certeza que vamos conseguir muitos frutos pra beneficio d todos na universidade!
estou em udi mas, estou lutando como posso daqui, para ajuda-lós no pontal!
não há conquistas sem lutas!


Sávia

Unknown disse...

Aqueles que puderem participar de uma ocupação de luta..participem é um espaço onde toda nossas teorias de mundo, toda nossas propostas e reividincaçoes se colocam na pratica....fruto de uma construção coletiva,é perceber que somos melhor e fazemos melhor do que o qwue está posto a nós.

À luta companheiros!!!!!!!!!!!!

Priscila.

Flávioalves - Fravio23 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.