sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Ocupação UFU

No dia 14 de novembro o DCE – UFU “Atitude – O impossível é dever de todos”, em conjunto com diversos estudantes realizou um ato contra a implementação do REUNI.
Este ato aconteceu no Campus Pontal, uma expansão da Universidade Federal de Uberlândia realizada em 2006, que simboliza a precariedade na qual se encontra a Universidade Pública. Aproximadamente 60 estudantes participaram do ato, um número considerável levando-se em consideração a quantidade reduzida de estudantes neste campus e a grande apatia que o DCE tem encontrado no meio estudantil.
O ato teve inicio as 10 horas no interior do campus, sendo que os estudantes marcharam até a sede administrativa da UFU(FACIP), que fica próxima ao campus. Lá chegando os estudantes ocuparam a FACIP e apresentaram sua pauta de reivindicações aos responsáveis pela negociação.
Sendo a pauta:

.NÃO AO REUNI NA UFU;

.Implementação do Restaurante Universitário, Moradia Estudantil e Centro de convivência no plano diretor do Campus Pontal;

.Garantia de quando as obras para ampliação da biblioteca começarão e data da entrega garantida dos livros no campus pontal (todos os que já foram solicitados e adquiridos),

.Xerox a 0,07 centavos para os estudantes, não á exploração dos 0,10 centavos!!!!

.Regulamentação e pagamento retroativo das bolsas moradia e alimentação e ampliação das mesmas;

.Inclusão do campus pontal no estatuto e regimento geral da UFU;

.Espaço para promoção de atividades estudantis;

Após diversas negociações, foram atendidos alguns pontos, assim os estudantes presentes decidiram em assembléia manter a FACIP ocupada até que a reitoria se disponobilize para debater todos os pontos da revindicação. Os técnicos administrativos presentes se recusavam a sair, sendo que o prefeito de campus solicitou a presença da segurança privada do prédio. Após intensas negociações com a segurança publica da UFU, todos se retiraram do prédio sendo assim acionada a policia militar que lavrou um B.O. Assim, nós estudantes da UFU e componentes do DCE, informamos que em mais uma universidade se constrói a brava resistência ao REUNI e a todas as sórdidas formas de sucateamento.

Pedimos que as entidades elaborem moções de apoio.
Mandem por e-mail para ocupacaoufu@ ahoo.com. br.

À luta!!!

DCE UFU gestão 2007 Atitude:O impossível é dever de todos.

5 comentários:

William disse...

Chamar isso de "estudante" é muito abuso...

..fabiola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
..fabiola disse...

Ocupar todos os espaços, que já deveriam ser por natureza integralmente de nosso povo.

Ocupar todas as brechas onde havendo possibilidades a repressão possa estar.

Ocupar todos os cantos possíveis e a um só canto construir um sistema digno onde o capital já não tenha significado algum.


Ocupar sempre e em todos os tempos possíveis, porque desocupados são os que representam a burguesia e estes não reconhecem o sentido de povo e teimam ocupar o lado errado sempre.

Que a universidade se faça popular, porque apenas a seu povo é que deve servir!

..fabiola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caros e Caras Colegas.

Fico muito contente com o ato realizado por nós estudantes, realmente é muito importante marcarmos posição e avançar nesta constante guerra de posições que é a universidade pública brasileira. Ocupar e conquistar, esse é o lema que está motivando os companheiros que continuaram a ocupação deflagrada no dia 14 de novembro.
Não ao Reuni, não a essa reforma intolerável, não ao sucateamento do ensino público.
Somente pessoas que acreditam e gostam do prazer de estudar defendem com todas as forças a NOSSA universidade. E que a NOSSA universidade possa ser de TODOS os membros desta nação, porém com a qualidade necessária para se formar um indivíduo crítico e com uma formação de consciencia humanistica, que possa servir a todos como uma forma de emancipação social.

Abraços e saudações.

Raphael Machado
Ciências Sociais UFU